A montagem e manutenção de equipamentos industriais exige a utilização das ferramentas adequadas a cada uso, por suas características específicas, como nos exemplos abaixo:
Chaves de Fenda: devem ser usadas apenas para apertar parafusos e devem ser adequadas ao tipo e tamanho da fenda do parafuso, simples ou tipo Philips, para não danificar o parafuso.
Alicates: apesar de serem ferramentas simples, os alicates não devem ser usados para soltar ou apertar um parafuso, com certeza o parafuso ficará marcado ou danificado.
Chaves de boca: As chaves de boca são comumente utilizadas em parafusos sextavados, mas existem outros tipos, como as chaves de soquete, chave fixa e chave estrela e para cada medida existe uma chave específica.
Brocas: devem ser usadas para fazer orifícios de diâmetros pré-determinados em função do objeto ou bucha a ser introduzido ou transpassado. Sua medida representa o diâmetro do cilindro, sobre o qual é desenhada a parte cortante em forma de hélice.
Machos e cossinetes: são ferramentas para se fazer roscas. Os machos servem para fazer roscas internas e os cossinetes, para roscas externas e devem ter o diâmetro exato do parafuso ou prisioneiro a ser rosqueado.
Limas: são ferramentas de desbaste usadas para acabamento final. Existem inúmeros tipos de lima, uma para cada finalidade, pequenas e grandes, com vários formatos e perfis que se adequam a cada tipo de trabalho ou material a ser desbastado.
Punções: usados para marcar algum ponto, letra ou número, em uma peça, são fabricados em aço e tem a ponta temperada, para ficar ainda mais dura.
|